top of page
BLOG (2).png

TUDO SOBRE LEILÕES JUDICIAIS

Nosso blog tem como objetivo elucidar suas dúvidas sobre como participar de leilões de forma segura, transparente e ágil. Criaremos conteúdos exclusivos com dicas, informações, passo-a passos e as novidades sobre o mercado de leilões.

  • Foto do escritorRafael Sapka

Seguro para carros de leilão: saiba como proceder

Este artigo tem como objetivo explicar como adquirir seguro para carros que foram comprados em um leilão, tirar dúvidas sobre o funcionamento desse tipo de seguro e orientar sobre os cuidados a serem tomados na compra de um carro leiloado


Confira o vídeo que disponibilizamos no nosso canal do YouTube com tudo o que você precisa saber sobre Pós Arrematação em Leilão Judicial. Para responder essa questão em poucas palavras, é possível sim segurar um carro comprado em leilão. No entanto, é preciso que o veículo passe por uma vistoria e seja aprovado.

Isso significa que o processo de segurar um carro comprado em leilão é o mesmo para qualquer outro veículo, mas é necessário ter um pouco mais de atenção.

Em primeiro lugar, o carro deve possuir um laudo de inspeção veicular fornecido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que atesta que o veículo está em condições de ser aprovado pelo seguro.

O problema é que muitas seguradoras e bancos realizam leilões de veículos com documentação irregular ou falsa, o que pode acarretar em problemas na hora de adquirir o seguro.

Portanto, é importante adquirir veículos em um site especializado em leilões que seja de confiança e tomar cuidado na hora de comprar um carro leiloado, já que pagar um preço muito abaixo do mercado pode trazer surpresas desagradáveis.

Cuidados ao comprar um carro em um leilão

Participar de um leilão de carros pode ser uma ótima oportunidade de adquirir um veículo a um preço mais acessível.

No entanto, é importante ter cuidado e verificar a confiabilidade do leilão, pois nem todos são confiáveis. É possível que o veículo oferecido tenha problemas graves, como um chassi adulterado, que podem dificultar a regularização do veículo e causar problemas futuros.

Por isso, é essencial verificar se o leilão foi autorizado e está cumprindo as regras, seja por uma financeira, seguradora, Detran ou outra entidade.

Além disso, é importante ficar atento ao fato de que, ao comprar um carro leiloado, você não pode reclamar indenização em relação ao estado do veículo. Isso porque, se você adquire um carro com perda total, por exemplo, só terá obtido sucata.

Portanto, é fundamental verificar todos os problemas do carro antes de arrematar no leilão, incluindo a possibilidade de recusa do seguro. Além disso, é importante lembrar que o usuário deve ser informado sobre todos os problemas do carro no ato da compra.

Que tipos de veículos são ofertados em leilão?

Existem várias categorias de veículos que podem ser encontrados em um leilão de carros. Desse modo, é importante conhecer essas categorias para garantir que o carro adquirido esteja apto para seguro.

Algumas dessas categorias incluem veículos recuperados de financiamento, carros que sofreram sinistro e veículos de Leilão Judicial.

De qualquer forma, independentemente da categoria, é importante prestar atenção nas características do veículo adquirido.

Veículos recuperados de financiamento

Um veículo recuperado de financiamento é mais fácil de ser segurado do que outros tipos de carros. As chances de uma seguradora aceitar esse tipo de veículo são maiores, pois o usuário geralmente o perdeu apenas por não ter conseguido pagar as parcelas do financiamento.

Normalmente, esses veículos costumam estar em bom estado, pois são apreendidos apenas como forma de quitar a dívida com a financeira.

No entanto, é importante notar que esse tipo de veículo geralmente é aceito com cobertura de 75% a 95% do valor de tabela do carro.

Isso significa que, em caso de perda total, o segurado não receberá o valor total da tabela FIPE, mas apenas uma porcentagem dela.

Veículos com sinistros de médio e grande porte

Se um carro sofreu um sinistro, é provável que a seguradora só ofereça proteção contra roubo e furto, e não contra colisão.

Isso se deve ao fato de que o carro já possui danos e, mesmo que esses danos sejam consertados, o risco de novos sinistros aumenta devido aos sinistros anteriores.

Entretanto, cada caso é único e a corretora de seguros pode solicitar uma análise completa da seguradora para avaliar a possibilidade de oferecer cobertura para o veículo sinistrado.

Veículos com sinistros leves

Quando um carro sofreu um sinistro leve, é importante que a seguradora avalie a apólice e analise o histórico do sinistro para determinar o nível de cobertura a ser oferecido.

É provável que o valor coberto nesses casos seja menor do que o valor de tabela FIPE, mas conseguir um seguro pode ser mais simples.

Isso porque, sinistros leves não aumentam tanto o risco de novos sinistros, o que pode ser um fator positivo na avaliação da seguradora.

No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e deve ser avaliado individualmente pela seguradora, já que sinistros leves podem ocorrer de inúmeras formas.

Veículos com chassi remarcado

É possível que um carro com chassi remarcado seja aceito para seguro, desde que o valor de tabela FIPE tenha diminuído entre 10% e 30%.

A remarcação do chassi pode ser necessária em caso de acidente que danificou a marcação original, alteração após roubo ou furto, ou mesmo por corrosão com o passar do tempo.

Entretanto, é importante lembrar novamente que cada caso é um caso e a aceitação de um carro com chassi remarcado pode variar de acordo com a avaliação da seguradora.

Veículos que constam como sinistro indenização

Se o seu carro de leilão sofreu danos que correspondem a mais de 75% do seu valor, as chances de encontrar uma empresa de seguros que aceite cobri-lo são baixas.

Isso porque, nesse caso, o carro é considerado "sucata" e as seguradoras geralmente não oferecem cobertura para esse tipo de veículo.

Se o sinistro foi grave o suficiente para danificar o carro além do ponto de reparo, é provável que ele não possa mais ser usado. Nesse caso, o melhor é avaliar se a cobertura de seguro realmente vale a pena.

Veículos em Leilão Judicial

Em leilão judicial, os veículos são vendidos para o pagamento de alguma pendência com o judiciário. Os descontos aqui podem chegar a 50%.

As grandes vantagens desta modalidade são: menor concorrência e o veículo não possuir sinistro, não havendo portanto nenhum óbice para realização de seguro e nenhuma depreciação na venda.

No entanto, a principal desvantagem é que, na maioria dos casos, você não conseguirá vistoriar o veículo previamente para ter a real noção de suas condições.

Como é executada a vistoria de um veículo pela seguradora?

Antes de oferecer um seguro para um carro adquirido em leilão, as seguradoras realizam uma vistoria no veículo para avaliar suas condições.

Essa inspeção verifica aspectos como a lataria, os pneus, o número do chassi, sua estrutura, os acessórios e as condições gerais do motor.

Desse modo, se o veículo passar na vistoria e tiver o laudo de inspeção veicular (realizado pelo Detran) em dia, as chances de recusa de seguro são muito pequenas.

Porém, é importante sempre lembrar que as seguradoras não são obrigadas a oferecer seguro para qualquer veículo, mesmo que ele tenha passado na vistoria e esteja com todos os documentos em ordem. Elas têm o direito de recusar o serviço, mas devem justificar essa recusa por escrito.

Seguro para carros de leilão: afinal, como proceder?

Para maximizar suas chances de encontrar uma empresa de seguros que aceite carros de leilão, Siga estas dicas para ter mais chances de encontrar uma seguradora que aceite seu veículo:

  • Verifique as condições do carro antes de comprá-lo. É importante avaliar o estado geral do carro e verificar se há algum problema que possa afetar o valor do seguro.

  • Faça uma pesquisa de preços. Compare as cotações de seguro de diferentes empresas para garantir que você esteja recebendo a melhor oferta.

  • Considere adicionar coberturas adicionais. Dependendo do seu perfil de motorista e do tipo de carro que você está comprando, pode ser útil adicionar coberturas adicionais, como cobertura para danos por colisão ou cobertura para veículos alugados.

  • Fique atento às exclusões. Verifique as exclusões da apólice de seguro para garantir que você esteja ciente de quais danos ou problemas não estarão cobertos pelo seguro.

  • Leve em conta o valor do carro. O valor do seguro de um carro de leilão pode variar dependendo do valor do veículo. Tenha isso em mente ao avaliar as opções de seguro.

  • Verifique se a empresa de seguros é bem avaliada. É importante trabalhar com uma empresa de seguros de boa reputação, para garantir que você esteja obtendo uma cobertura de qualidade.

Quais os riscos de não obter um seguro para o seu veículo?

Não possuir um seguro para carros de leilão pode ter sérias consequências. Se o seu carro sofrer danos, você terá que arcar com os custos de reparo, o que pode ser muito caro se o valor do carro já estiver baixo.

Se o carro for roubado, você terá que pagar o valor total do veículo, mesmo que ele não possa mais ser usado.

Em caso de acidentes, você será responsável por quaisquer danos causados à propriedade de outra pessoa e não terá a quem recorrer.

Se for processado judicialmente, poderá ter que pagar custas judiciais e honorários advocatícios, além de possíveis indenizações por danos materiais e morais.

Portanto, para evitar essas complicações, é importante garantir que seu carro de leilão esteja devidamente segurado.

Adquira um carro de leilão com segurança e tranquilidade | D1LANCE

Agora que você já sabe como fazer um seguro para carros de leilão, não deixe de proteger o seu investimento.

A D1LANCE Leilões possui ampla expertise e credibilidade no mercado, oferecendo veículos de diversas marcas e modelos, sendo todos de procedências confiáveis.

Portanto, se você está pensando em adquirir um carro de leilão com segurança e tranquilidade, siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Ah! E não perca essa chance de adquirir o carro dos seus sonhos. No site da D1você encontra o veículo certo para as suas necessidades.

Entre em contato agora mesmo pelo Whatsapp e fale com um de nossos especialistas.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page