• Pedro Amorim

Espaço maior ou emprego? Saiba por que o brasileiro muda de casa



Um dos principais impactos da pandemia no país foi na forma como os brasileiros se relacionam com as suas casas. Além do home office, esse espaço também passou a ser mais valorizado, a tal ponto que muitas pessoas mudaram de endereço nestes dois anos atípicos.


Três em cada dez brasileiros (ou 28%, para ser mais preciso) mudaram de casa na pandemia, revela uma pesquisa encomendada pela Loft Analytics.


Em uma janela de tempo mais extensa, de quatro anos, o percentual de brasileiros que se mudaram sobe para 36%, sinalizando que a concentração desse movimento aconteceu, de fato, nos dois anos de pandemia.


Veja abaixo os 10 principais fatores citados por quem mudou de residência:


· Necessidade de mais espaço: 12%

· Reajuste do aluguel: 10%

· Proximidade de familiares ou amigos: 9%

· O proprietário pediu o imóvel: 9%

· Região mais tranquila: 6%

· Problemas no imóvel anterior: 6%

· Proximidade do trabalho: 5%

· Mudança por causa do trabalho: 5%

· Espaço para fazer home office: 4%

· Necessidade de menos espaço: 3%


Mas será que a mudança de residência ainda será uma tendência entre brasileiros?


Segundo o Censo Quinto Andar de Moradia, um em cada três brasileiros considera alta a chance de deixar o atual imóvel e se mudar nos próximos dois anos.

Entre aqueles que vivem de aluguel, 58% têm esse desejo. Os jovens com idade entre 21 e 24 anos também são destaque (48%), assim como os solteiros (38%) e aqueles que moram em apartamento (38%).


Como esses dados influenciam quem investe em leilão de imóveis?


O investimento em leilão de imóveis traz consigo muitas vantagens de outros investimentos mais conhecidos, como a segurança e baixa volatilidade da renda fixa e chance de ganhos expressivos da renda variável.

O indicativo de que a mudança de residência dos brasileiros ainda será uma tendência, mostra que o mercado imobiliário continuará em uma curva de valorização e com alta demanda, resultando na média em retornos mais altos e com mais liquidez para investimentos em imóveis.


Fontes: G1 e Exame

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O Blog D1LANCE tem como objetivo elucidar suas dúvidas sobre como participar de leilões de forma segura, transparante e ágil. Criaremos conteúdos exclusivos com dicas, informações, passo-a-passos e as novidades sobre o mercado de leilões.

TUDO SOBRE LEILÕES JUDICIAIS

Blog D1LANCE
Logo.png